segunda-feira, 6 de abril de 2009

Próximo Blog

Navegando pelos blogs da vida, reparei um botão um tanto quanto esquecido no topo das páginas. O botão "próximo blog".

Ele te redireciona para outro blog qualquer da blogspot. Randômico! E justamente por ser aleatório que torna algo fascinante! Resolvi então praticar a teoria do caos. Se eu tivesse demorado mais 3 segundos para sair de casa hoje, ou se não tivesse comido aquela maçã no café da manhã, o blog apresentado seria outro!

Eventualmente vou vir aqui e postar o link direto para o "próximo blog". Independente do que vier, o assunto, a língua, qualquer coisa. Vou deixar o link aí, e quando der, fazer um comentário sucinto do que o "próximo blog" se trata.

***
Aí vem o próximo blog:

http://viznine.blogspot.com/

Um blog de aleatoriedades. Em inglês, mas não descobri a nacionalidade do blog e do blogueiro. Têm piadinhas sem graça, dicas de web e fotos de banheiros (?).

***

Essa idéia de randomicidade me atrai muito. Veja como é fascinante. A teoria do caos fala que qualquer alteração infinitesimal nas condições iniciais de um evento, pode alterar drasticamente suas condições finais. Essas diferenças, essas alterações são chamadas de ruído. Este ruido no sistema complexo e dinâmico (que pode ser considerado o tempo-espaço que vivemos), tem influências severas mesmo quando aparecem em escalas microscópicas. E devido a essa fundamental existência de ruídos, situações estatísticas definem o que chamamos de "caos determinístico". Isso tudo é absolutamente expresso em equações matemáticas, físicas e estatísticas. Aquelas enormes sem resolução conhecida ainda e que não vou colar aqui no blog porque não vem ao caso. Contudo o que foi descoberto até hoje, só prevê um mínimo de constância nesses sistema que estamos inseridos. Mas mesmo assim conclui-se que o acaso não existe plenamente, uma vez que ele pode ser representado por equações matemáticas.

Então não encare essa história de "próximo blog" uma propaganda aleatória de outros blogs, mas sim um exemplo do acaso que não existe!

É de pirar!

***

Nenhum comentário: